Principal Notícias Outros Cultivos Fiperj lança Manual de Ranicultura para o produtor
0

Fiperj lança Manual de Ranicultura para o produtor

Fiperj lança Manual de Ranicultura para o produtor
0

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) lançou em agosto o Manual de Ranicultura para o produtor. O material contou com a colaboração de técnicos do Instituto, entre pesquisadores, extensionistas e analistas de recursos pesqueiros, que atuam na área de desenvolvimento de pesquisas e prestação de serviços de assistência técnica e extensão no Estado do Rio de Janeiro.

O Manual é voltado tanto para quem trabalha no campo, como também para quem atua no ensino e na pesquisa. Conteúdo atualizado, didático e de fácil assimilação. A obra reúne estudos e experiências de campo na produção de rãs da espécie Lithobates catesbeianus, conhecida vulgarmente como rã touro gigante (Bullfrog).

O conteúdo da obra é rico em informações atualizadas sobre a criação e produção da rã-touro no RJ, com aplicabilidade direta aos produtores do Estado, além de ser uma importante referência aos interessados em desenvolver a produção neste tipo de atividade.

O Manual borda temas como biologia, normas e regulamentos para instalação de ranários, sistemas de criação, controle da produção, além de, não menos importante,
qualidade e reuso da água. O Manual continua com reprodução, manejo reprodutivo e alimentar em várias fases de vida das rãs, assim como normas e regulamentos para o processamento tecnológico.

A Fiperj iniciou o seu trabalho com rãs ainda nos anos 1980 e a assistência técnica e extensão nos anos 1990, e desde então tem realizado importantes trabalhos para estimular a atividade no estado. A missão da Fundação é promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca fluminense, ao gerar e difundir informações e tecnologias, articulando e consolidando políticas públicas para o setor em benefício da sociedade.

Faça o download gratuito da obra clicando AQUI! 

Autores do manual:
José Teixeira de Seixas Filho
Marcelo Maia Pereira
Silvia Conceição Reis Pereira Mello.