Principal Notícias Cultivo de Peixes Embrapa disponibiliza para download livro sobre criação de pirarucu

Embrapa disponibiliza para download livro sobre criação de pirarucu

Embrapa disponibiliza para download livro sobre criação de pirarucu
0

Publicado em 2015, o livro “Alevinagem, Recria e Engorda de Pirarucu”, lançado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (TO), ensina todas as técnicas de cultivo da espécie. Com uma linguagem simples e didática, nas suas 152 páginas, a obra apresenta informações ricas sobre a alevinagem, identificação da desova e momento de captura dos alevinos, aclimatação, produção de zooplâncton em viveiros escavados, além de todo o processo final de despesca, insensibilização e abate.

A obra é complemento  do primeiro livro Manejo de Plantel de Reprodutores de Pirarucu, lançado em 2015, que também pode ser baixado gratuitamente. O material vem de encontro a crescente demanda por material didático sobre o assunto e também para suprir uma carência de informações sobre o cultivo da espécie.

O pirarucu é um peixe que pode pesar 10 quilos na fase de comercialização, demandando de todo um preparo especial de processamento para chegar até o consumidor, no entanto, faltam indústrias interessadas para investir no pescado.

A obra é um dos resultados do projeto “Pirarucu da Amazônia”, parceria da Embrapa Pesca e Aquicultura com Sebrae, ex-Ministério da Pesca, CNPq e Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins  (Fapto).

Um trechinho do livro:

O pirarucu Arapaima gigas vem sendo elencado como uma das espécies nativas potenciais para a piscicultura no Brasil há algumas décadas, devido a características como rápido crescimento (atinge até 10 kg em apenas um ano de cultivo), respiração aérea e tolerância a altos níveis de amônia na água, além de possuir filé ausente de espinhas, com cor clara e sabor suave. Porém, apenas nos últimos anos vem se verificando um crescimento significativo na produção da espécie em cativeiro. Esse crescimento vem sendo impulsionado por incentivos governamentais em alguns estados e investimentos privados, aliados a um maior conhecimento sobre as características produtivas da espécie.

Baixe gratuitamente o livro clicando AQUI!