Principal Notícias Tecnologia amplia produtividade e leva inovação aos cultivos offshore

Tecnologia amplia produtividade e leva inovação aos cultivos offshore

Tecnologia amplia produtividade e leva inovação aos cultivos offshore
0

Sistemas autônomos e de operação remota são as apostas para o cultivo de peixes em alto-mar. Atualmente, são utilizadas grandes equipes para realizar tarefas do dia a dia, desde o monitoramento do bem-estar dos peixes até inspeções de equipamentos e instalações das estruturas para piscicultura offshore.

No entanto, tais operações podem ser de difícil realização dependendo da área onde o cultivo está localizado, ou seja, com a expansão da aquicultura em águas abertas (offshore), o acompanhamento e monitoramento da área aquícola pode ser dificultado dependendo das condições do clima e do mar.

É pensando nisso que a equipe de pesquisadores da SINTEF Ocean estão desenvolvendo uma estrutura tecnológica que irá realizar as mesmas atividades que uma grande equipe de pessoas executa diariamente. O projeto se chama ARTIPEX e tem como objetivo desenvolver sistemas robotizados que possam automatizar as tarefas que são realizadas manualmente nos cultivos offshore.

Por exemplo, haverá um drone que irá monitorar o processo de alimentação dos peixes, enquanto que uma outra tecnologia irá realizará inspeções e tarefas subaquáticas, como o reparo de dados nas redes, de forma a garantir que os buracos não se tornem grandes o suficiente para permitir que os peixes escapem.

Todas as operações podem ser monitoradas e operadas por uma pessoa que está em terra. O projeto foi financiado em parte pelo Conselho de Pesquisa da Noruega e pela indústria. A previsão de término é para 2018.

Leia a matéria completa AQUI!