Principal Colunas Protein Skimmers

Protein Skimmers

Protein Skimmers
0

Os Protein Skimmers ou fracionadores de proteínas, são equipamentos utilizados em sistemas de recirculação, ou semifechados, capazes de remover uma grande gama de compostos orgânicos da água. Fazem parte dessa lista a amônia, proteínas e aminoácidos dos alimentos, muco dos peixes, fezes, dióxido de carbono, compostos complexos resultantes da decomposição de alimentos, microalgas, fenóis, bactérias e outros. Esses componentes, partículas que possuem entre 5 e 30 micrômetros, que dificilmente seriam removidos por outros métodos, acabam se acumulando no sistema e acabam por gerar odores, aumentar a demanda bioquímica de oxigênio (DBO) no sistema ou efluente, irritam as brânquias dos animais cultivados, a quantidade de sólidos suspensos, turbidez entre outros.

Nesses dispositivos, a água a ser tratada passa por uma câmara de contato vertical e é bombardeada com uma grande quantidade de bolhas. Devido a carga elétrica, as moléculas de proteínas possuem uma região hidrofílica e outra hidrofóbica. Com o constante choque das bolhas com a água, uma interface é criada, onde o lado hidrofóbico dessas partículas se prende às bolhas na câmara de contato. Com o tempo de contato, essas bolhas ficam saturadas e formam uma espuma que se move para a parte superior da câmara e assim é removida da água.

A sua utilização é comum em sistemas de água salgada, pois quanto maior a salinidade e o pH, maior a sua eficiência. Contudo, apesar de menor eficiência, os protein skimmers também podem ser utilizados em sistemas de água doce, principalmente os que possuem alta densidade de estocagem. A utilização do gás ozônio pode otimizar esse processo, se tornando também um local para desinfecção de água contra patógenos em condições controladas.

Na seleção desses equipamentos, devem ser consideradas a espécie, a densidade de estocagem, a vazão e volume do sistema, o método de produção e o tempo de retenção. Eles precisam ser fabricados com materiais inertes, preferencialmente com o menor consumo elétrico e ser de fácil manutenção.

Apesar dos Protein Skimmers somente se popularizarem nas últimas décadas no exterior e ainda mais recentemente no Brasil, esse é um processo natural e que ocorre nas praias quando ondas quebram e as bolhas formam espuma e concentram essas partículas na areia. Pode parecer moderno, mas estamos somente observando e aprendendo o que a natureza já faz a muito tempo.

A empresa Altamar possui uma linha específica de Protein Skimmers comerciais e industriais. Desenvolvidos e fabricados no Brasil, possuem sistema de limpeza automático, resistentes a ozônio e de fácil operação. Confira!

Imagem © Marcelo Shei