Principal Notícias Laboratório de Aquicultura Sustentável é inaugurado na Unesp
0

Laboratório de Aquicultura Sustentável é inaugurado na Unesp

Laboratório de Aquicultura Sustentável é inaugurado na Unesp
0

No dia 5 de julho foi inaugurado o Laboratório de Aquicultura Sustentável do Centro de Aquicultura da Unesp (CAUNESP), localizado no campus de São Vicente, São Paulo. O laboratório foi financiado pela FINEP, MCTIC e FAPESP, além da contrapartida da Pró-reitora da UNESP para ser o laboratório central da Rede de Pesquisa em Aquicultura Sustentável, formada por cerca de 40 pesquisadores das cinco regiões do Brasil.

O laboratório está equipado para realizar análises de energia, carbono, nitrogênio e fósforo em amostras sólidas, úmidas e gasosas. Permite medir a emissão de gases do efeito estufa e realizar análises de ciclagem de nutrientes. Além disso, está equipado para realizar análises fisiológicas com a determinação do consumo de oxigênio e das cargas liberadas de amônia e fósforo pelos organismos de cultivo em todas as fases de seu ciclo de vida. Isso possibilita a determinação da capacidade de suporte dos ambientes de cultivo, tais como reservatórios onde são instalados tanques-rede.

O laboratório contém equipamentos altamente sofisticados idênticos aos presentes nos laboratórios internacionais. Além de atender a rede de pesquisa em Aquicultura Sustentável, irá atender a todos que precisarem realizar análises dessa natureza para atividades de pesquisa ou produção. Portanto, é um laboratório especializado que vem preencher uma lacuna no país.

O Laboratório de Aquicultura Sustentável foi implantado pelo professor Wagner C. Valenti e está sob a responsabilidade da professora Alessandra S. Augusto.

Contatos:
Alessandra S. Augusto:
aaugusto@clp.unesp.br

Wagner Valenti:
wcvalenti@gmail.com

tags: