Principal Notícias Tem brasileira na presidência da World Aquaculture Society
0

Tem brasileira na presidência da World Aquaculture Society

Tem brasileira na presidência da World Aquaculture Society
0

Maria Célia Portella, docente da Unesp de Jaboticabal e do Centro de Aquicultura da Unesp (Caunesp) foi eleita Presidente da World Aquaculture Society (WAS). Nos próximos três anos estará diretamente envolvida com essa organização: no primeiro ano como President-Elect; no segundo, efetivamente como President; e, finalmente, no último ano como Immediate Past-President. “Mesmo que não seja minha função no board representar as instituições às quais estou ligada, certamente a FCAV – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias; o Caunesp, o Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária e os Programas de Pós-graduação da Unidade receberão visibilidade e destaque em meus pronunciamentos, sempre que possível e pertinente”, declarou.

A WAS é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1969. Conta com mais de 3.000 membros em cerca de 100 países e tem como foco fortalecer e facilitar a comunicação e a troca de informações sobre temas de alta prioridade do setor aquícola a nível global. Os encontros anuais da World Aquaculture Society são reconhecidos como as principais conferências e exposições de aquicultura, reunindo diversas pessoas ligadas ao setor aquícola, desde produtores, empresas, meio acadêmico e governamental.

Sobre a professora Maria Célia Portella

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Herminio Ometto (1984) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e Pós-Doutorado em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura da UNESP (2002). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), e docente associado do Centro de Aquicultura da UNESP. Participou do Board of Directors do Latin American and Caribbean Chapter of the World Aquaculture Society LACC/WAS (2004-2008 e 2011-2015), tendo sido Presidente do LACC/WAS entre 2011-2013. Foi Host Country Principal Investigator em projetos do Aquaculture & Fishery Collaborative Research Support Program (USAID, EUA) entre 2006/20011 e desde 2013 é Co-coordinator do Latin American and Caribbean Regional Center of Excellence do AQUAFISH Innovation Lab (USAID). Tem experiência na área de Aquicultura, com ênfase em Piscicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: larvicultura de espécies Neotropicais, alimentação e nutrição de larvas, desenvolvimento ontogenético dos sistemas orgânicos de larvas de peixes e produção de alimentos vivos. Ministra disciplinas de Zoologia nos Cursos de Graduação em Zootecnia e Agronomia da FCAV e de Larvicultura de Peixes nos Programas de Pós Graduação em Aquicultura (CAUNESP) e em Zootecnia (FCAV). É membro do CA-AQ/CNPq desde 2014 e integra o INCT/CNPq/FAPEAM ADAPTA II (coordenado por Dr Adalberto Val, INPA) como responsável por laboratório associado, desenvolvendo pesquisas sobre impactos das mudanças climáticas no desenvolvimento larval de peixes. É líder institucional da Rede Ibero Americana LARVAplus (“Estrategias de desarrollo y mejora de la producción de larvas de peces en Iberoaméricapara desenvolvimento”), financiada pelo CYTED, Espanha. Acesso ao Currrículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785852Z2

Notícia adaptada do Portal UNESP: unesp.br