Principal Notícias Cultivo de Camarões Ação antidumping chega ao fim

Ação antidumping chega ao fim

Ação antidumping chega ao fim
0

Em nota publicada nesta quarta feira (03 de maio) no site da ABCC (Associação Brasileira dos Criadores de Camarão) o presidente da entidade, Sr. Itamar Rocha comunicou a vitória do processo antidumping movido por partes interessadas dos Estados Unidos contra o camarão congelado de águas mornas do Brasil e mais 4 países asiáticos (Tailândia, Vietnã, China e Índia).

A ABCC, com o apoio da ACCC contratou os serviços de um escritório de advocacia americano e com o auxílio de empresas do setor, que contribuíram detalhando a produção de camarão congelado, e do seu consultor internacional Eduardo Rodrigues, conseguiram se livrar da ação antidumping imposta em 2004 pelos EUA, que sobretaxava a entrada do camarão brasileiro no país em 30%.

Ainda, segundo a nota, os advogados contratados informaram que a decisão é retroativa a 29 de abril de 2016 e que falta apenas a publicação da decisão no Federal Register (algo como Diário Oficial) que deve acontecer na 2ª quinzena de junho, para a revogação das tarifas antidumping entrarem em vigor. Dessa forma, o Brasil está de volta maior mercado mundial de importação de camarão marinho.

A nota na íntegra pode ser consultada em: abccam.com.br/site/decisao-antidumping