Principal Notícias Cultivo de Algas Centro de investigação na Índia desenvolve nutracêutico anti-obesidade a partir de macroalgas

Centro de investigação na Índia desenvolve nutracêutico anti-obesidade a partir de macroalgas

Centro de investigação na Índia desenvolve nutracêutico anti-obesidade a partir de macroalgas
0

Pesquisadores do Central Marine Fisheries Research Institute (CMFRI) desenvolveram um nutracêutico anti-obesidade a partir de algas. O produto chamado extrato de Cadalmin Antihypercholesterolemic (Cadalmin ACe) é um remédio natural para a obesidade e dislipidemia (distúrbio nos níveis de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue).

Os cientistas do CMFRI prepararam o nutracêutico com extrato de algas marinhas comumente disponíveis nas águas costeiras indianas e que já são conhecidas por suas propriedades medicinais extraordinárias.

Kajal Chakraborty, cientista sênior em Biotecnologia Marinha, que desenvolveu o produto, disse que o mesmo contém 100% de ingredientes biológicos marinhos naturais de algas, as quais foram selecionadas por uma tecnologia patenteada e estarão disponíveis no mercado em cápsulas de 400 mg.

O produto, Cadalmin antihypercholesterolemic, é o quarto na série dos produtos nutracêuticos desenvolvidos pelo CMFRI. Os primeiros nutracêuticos desenvolvidos pelo centro foram produtos anti-artríticos e anti-diabéticos. Todas estas tecnologias estão sendo comercializadas através de empresas farmacêuticas.

De acordo com o diretor do CMFRI, o instituto está no processo de desenvolver mais produtos nutracêuticos a partir de algas da costa indiana. Além de ser um benefício a saúda humana, o instituto pretende com isso,  incentivar a extração e até mesmo o cultivo das algas pelas comunidades costeiras que atualmente sobrevivem da pesca,  servindo  como fonte de renda extra para as mesmas.

Fonte: thehindubusinessline.com