Principal Colunas Potencial temos sobrando!

Potencial temos sobrando!

Potencial temos sobrando!
0

Empreendedorismo é a iniciativa de se criar novas oportunidades de negócio, sendo assim a base para empreender sustentada na boa ideia e na coragem de implementá-la. Novas empresas favorecem o empreendedorismo, mas grandes ideias foram responsáveis por transformar pequenos negócios ao redor do mundo nas maiores empresas do planeta.

A Aquicultura no Brasil atrai muito os empreendedores devido à paixão do brasileiro pelo pescado e nos últimos anos por nosso setor apresentar ótimas condições como futura fonte de renda. Essas condições favoráveis levam então ao empreendedorismo aquícola, que guarda surpresas àqueles que não estudaram o setor e não se prepararam para o que vem a seguir.

No mundo dos negócios a matemática é uma das ferramentas mais importantes e pode ser utilizada para avaliar, fazer e refazer as contas daquilo que sempre é o objetivo, ou seja, o lucro. Na aquicultura brasileira possuímos algumas variáveis que ao mesmo tempo que dificultam um pouco o uso da matemática, tornam o setor ainda mais atrativo e apaixonante.

Seria um erro dizer que o maior PIB de carnes do mundo pode ser um desastre quando falamos de Brasil, trata-se do país com maior potencial hídrico do planeta, falamos do celeiro do mundo e temos vocação para o agronegócio mas, conhecendo o setor podemos avaliar que as chances de grande sucesso são as mesmas do fatal fracasso. Isso porque estamos tratando de um setor que mesmo não sendo novo, está em formação e apresenta diversos problemas em relação ao cenário geral do país. A aquicultura brasileira passa hoje pela formação de seu arcabouço legal e, portanto, apresenta dificuldades do ponto de vista de regularização, tributos, cadeia de suprimentos, etc. Além disso, nossos consumidores sequer nos conhecem como deveriam e de forma errônea ainda nos chamam de “pesca” e assim deixam de conhecer nossos maiores diferenciais.

É sábio então dizer que empreendedorismo aquícola mistura o que temos de melhor no ser humano: senso de oportunidade, paixão e arrojo, trazendo ao empreendedor um sentimento inigualável quando seu negócio vai em frente e alcança os objetivos projetados. Portanto, como matemática não inclui os riscos e as oportunidades, o empreendedorismo aquícola se con¬figura hoje como umas das sensações brasileiras no mundo dos negócios e pode nos levar a sermos um dos maiores e mais importantes produtores de pescado do planeta, com sustentabilidade nunca antes vista.

Bons negócios a todos!

Bons negócios a todos! Empreendedorismo Aquícola - André Camargo

tags: