Principal Colunas Aquicultura de Precisão A obtenção de informações

A obtenção de informações

A obtenção de informações
0

Em mais esta nova coluna sobre aquicultura de precisão acho oportuno lembrarmos de um pequeno detalhe que normalmente nos passa desapercebido. Quem faz anotações sobre o que acontece no dia a dia de nossos empreendimentos de aquicultura? E como planejar o futuro se não conhecemos o passado? Tenho certeza que já deve ter leitor falando “eu sempre fiz minhas anotações”. Tudo bem, mas será que elas estão organizadas e tem permitido o acompanhamento dos cultivos? Pensando nisto, nosso tema desta vez será sobre alimentação. Não a alimentação de nossos organismos aquáticos (para isto já temos colunistas muito bons!!!), mas sobre como alimentar os dados nossa aquicultura de precisão.

Lembrando de minha formação como Zootecnista ouvia os professores falarem da Escrituração Zootécnica e de como isto era vital para gerenciar um empreendimento. Lembro também de minhas primeiras tentativas em operar softwares de gerenciamento e ouvir dos programadores que nenhum programa serviria se não fosse “alimentado”…

Escrituração Zootécnica consiste no registro de todos os parâmetros produtivos que acontecem em um empreendimento aquícola. Densidades utilizadas, quantidade de ração fornecida, produção alcançada, valores obtidos para qualidade de água, custo dos insumos, sobrevivência, preço de venda, entre outros. De posse destes dados, adequadamente organizados, é possível gerenciar um empreendimento, tomando as decisões corretas. Ao longo do tempo estes dados permitem que se conheça profundamente o resultado dos cultivos, permitindo que melhorias sejam implementadas de maneira cirúrgica e não baseadas na emoção ou no momento de algum problema. Ao longo do tempo isto faz a diferença entre os empreendimentos que “dão certo” dos que “ficam pelo caminho”…

Existem várias maneiras de se fazer isto. Utilização de uma simples planilha de Excel ou complexos programas de gerenciamento. Alguns foram desenvolvidos especificamente para a aquicultura. Alguns podem ser obtidos gratuitamente, outros podem custar bem caro, mas já aviso que valem cada centavo. Permitem que se gere relatórios que apontam exatamente os pontos fortes e fracos do cultivo. Permitem saber, quase que instantaneamente, quanto estamos gastando para produzir e em função do preço de comercialização, qual será nossa margem de lucro. Com mais esta ferramenta incorporada em nosso dia a dia, nossos empreendimentos irão se beneficiar e fazer parte do seleto time dos aquicultores de precisão.

Você já fez suas anotações hoje?

A obtenção de informações

tags: