Principal Artigos 3° High Quality Tilapia Congress – Desafios e Oportunidades da Aquicultura no Brasil

3° High Quality Tilapia Congress – Desafios e Oportunidades da Aquicultura no Brasil

3° High Quality Tilapia Congress – Desafios e Oportunidades da Aquicultura no Brasil
0

Desafios e Oportunidades da Aquicultura no Brasil.
Pelo terceiro ano consecutivo MSD Saúde Animal reúne grandes nomes nacionais e internacionais do setor.

À medida que necessitamos atender a crescente demanda mundial de alimentos, uma maior atenção e importância têm sido atribuídas à aquicultura como uma fonte futura de produção de proteína saudável e sustentável. No início deste ano, o Rabobank publicou um artigo intitulado “A ascensão do frango aquático”, destacando o crescente mercado da tilápia e sua oportunidade para suprir a cadeia global de proteína, além do potencial de produção junto aos países latino-americanos como futuros candidatos em abastecer o mercado doméstico, assim como o mercado mundial, em particular o grande mercado consumidor norte-americano.

Estes temas foram a base do 3º High Quality Tilapia Congress realizado pela MSD Saúde Animal entre os dias 5 e 6 de outubro na cidade de Campinas, São Paulo. Estiveram presentes os principais produtores de tilápia do Brasil, Costa Rica, Colômbia, Equador, Honduras, México e também produtores do continente Africano. A equipe de aquicultura da MSD Saúde Animal convidou líderes de opinião nacionais e internacionais para palestrar sobre 3 diferentes temas, sendo eles: Mercado global da tilápia; Marketing com ênfase em aquicultura e Boas práticas de produção.

Não foram apenas palestrantes oriundos do setor de aquicultura, mas sim, especialistas de outras cadeias de produção de proteína intensiva, como aves e suínos, por exemplo, que vieram compartilhar suas experiências com os produtores de tilápia.

MSD Saúde Animal

Lívia Machado, da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS): compartilhou a estratégia de marketing da associação, que ajudou a impulsionar um crescimento de 10% no consumo doméstico de suínos nos últimos cinco anos. Estes resultados foram alcançados através de uma abordagem de marketing estratégica em diferentes canais que abrangeram consumidores, restaurantes, varejos e chefes de cozinha, por exemplo.

Joe DePippo, que anteriormente trabalhou como vice-presidente sênior da empresa de alimentos Tyson, compartilhou uma visão geral do mercado Norte Americano de proteínas, destacando as principais tendências do mercado e oportunidades. Ele afirmou que até 90% do pescado consumido nos EUA (5,6 bilhões de libras ou 20,2 bilhões de dólares em 2014) são importados. Com consumidores cada vez mais exigentes, há uma oportunidade para que nossos produtores latino-americanos explorem esse potencial de mercado contando a “história” de como sua tilápia foi produzida de forma sustentável e focada em qualidade ao consumidor final, prezando pela saúde e bem-estar dos peixes.

Silvio Romero Coelho explorou e compartilhou com os produtores a importância da rastreabilidade e das certificações como diferencial competitivo futuro para os produtores de tilápia, a fim de alcançar e penetrar em novos mercados de exportação, além da agregação de valor. Outra palestra de destaque foi proferida por Jose Luiz Tejon, umas das 100 maiores personalidades do agronegócio brasileiro. Tejon explicou a importância estratégica das ações de marketing para promover a carne de tilápia junto ao consumidor final. Ele compartilhou também como o piscicultor terá que ser profissional e dinâmico para sobreviver de forma competitiva.

Outros palestrantes de destaque do evento foram: Meg Caetano Felippe (grupo GPA) discorrendo sobre a Comercialização de tilápias no Varejo: Desafios & Oportunidades; Dalton Casaletti (BRF) discorrendo sobre excelência na cadeia de produção intensiva de proteína; Fernando Oyarzún Albarracin (Open Blue) discorrendo sobre processamento de pescado e a excelência no produto; Osler Desouzart (OD Consulting) abordando o tema mercado global de proteínas e as oportunidades para tilápia em níveis regionais e globais, entre outros palestrantes de renome.

O evento também contou com uma atividade de integração entre os participantes, onde produtores de diferentes regiões e países tiveram a oportunidade de interagirem entre si, trocando experiências e aumentando seus contatos profissionais. Durante a atividade de integração houve uma ação social, com montagem de bicicletas que foram destinadas para crianças na cidade de Campinas. “Com investimentos em eventos como o High Quality Tilápia Congress a MSD Saúde Animal demonstra todo seu comprometimento com o avanço e desenvolvimento sustentável da indústria da tilápia em nível mundial”, complementa Rodrigo Zanolo, gerente de mercado de Aquicultura da MSD Saúde Animal.

Sobre a MSD Saúde Animal

Hoje a MSD é a líder mundial em assistência à saúde, trabalhando para ajudar o mundo a viver bem. A MSD Animal Health, conhecida como Merck Animal Health nos Estados Unidos e Canadá, e como MSD Saúde Animal no Brasil, é a unidade de negócios global de saúde animal da MSD. Através do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis™, a MSD Saúde Animal oferece aos veterinários, fazendeiros, proprietários de animais de estimação e governos a mais ampla variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde. A MSD Saúde Animal se dedica a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais, investindo extensivamente em recursos de pesquisa e desenvolvimento amplos e dinâmicos e em uma rede de suprimentos global e moderna. A MSD Saúde Animal está presente em mais de 50 países, enquanto seus produtos estão disponíveis em 150 mercados.

Para mais informações visite: msd-saude-animal.com.br
Fanpage no Facebook: facebook.com/msdsaudeanimal

tags: