Principal Notícias Inovação Cultivo de Jacaré, vai encarar?

Cultivo de Jacaré, vai encarar?

Cultivo de Jacaré, vai encarar?
0

Muito visadas principalmente pelo comércio de couros, as populações de jacarés já estiveram ameaçadas de extinção no Brasil. O motivo foi justamente a intensa atividade de caça predatória, sem o devido controle. Com uma demanda crescente pelo couro, tanto do mercado nacional quanto internacional os empresários passaram a investir na criação em cativeiro.

Dentre as espécies de cultivo, destaque para o Jacaré do Pantanal (Caiman crocodilus yacare), cujo couro é de alta qualidade e seu comércio internacional é permitido. O Jacaré do papo amarelo (Caiman latirostris) também possui a pele bastante valorizada devido o padrão de suas escamas.

Jacaricultura, Cultivo de Jacaré, Aquaculture Brasil (01)

Para criar ou abater jacarés no Brasil é necessário ter uma licença fornecida pelo IBAMA. Os sistemas de criação permitidos no país são do tipo Fechado ou farming, em que todas as etapas do ciclo produtivo ocorrem em cativeiro, desde a reprodução até o abate. E Aberto ou ranching, onde os ovos são coletados na natureza e levados para incubação no criatório. Neste caso, um aspecto importante é não mudar os ovos de posição, pois pode prejudicar o desenvolvimento após eclosão, assim, recomenda-se marcar a parte superior do ovo no ato da coleta para que este possa ser colocado na mesma posição quando no criatório.

Para a reprodução em cativeiro recomenda-se que sejam colocadas 5 fêmeas para cada macho. Em média, cada fêmea coloca entre 18 e 49 ovos que ficam sob temperatura (entre 30 e 34°C) e umidade controlada até sua eclosão, onde então passam para as baias de criação. Apesar de adaptarem-se bem a diferentes climas, os jacarés crescem melhor em regiões tropicais ou temperadas.

Jacaricultura, Cultivo de Jacaré, Aquaculture Brasil (02)

Na engorda a alimentação inclui uma dieta balanceada a base de miúdos bovinos, suínos e de aves. Diariamente as baias devem ser limpas e a água trocada, afim de evitar a proliferação de fungos e doenças que possam danificar a pele. O abate é feito quando o animal atinge 8kg, o qual ocorre em 18 meses de cultivo.

Além do couro, a carne de jacaré tem ganhado espaço no mercado. Até então considerada um subproduto, hoje já representa sinônimo de lucro ao produtor, considerada nobre e saborosa, tem um ótimo rendimento, representando 65% da carcaça do animal.

Couro de Jacaré, Jacaricultura, Cultivo de Jacaré, Aquaculture Brasil

Segundo produtores o mercado encontra-se em alta, com uma procura acima da demanda, o que os deixa otimistas e faz do investimento uma aposta de sucesso.

Fontes:

g1.globo.com

respostatecnica.org.br

coocrijapan.com.br

ruralcentro.uol.com.br