Principal Notícias Inovação Começa em todo o Brasil a Semana do Peixe

Começa em todo o Brasil a Semana do Peixe

Começa em todo o Brasil a Semana do Peixe
0

Inicia oficialmente hoje a Semana do Peixe. Em sua décima terceira edição, o evento é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) e vai até o dia 15 de setembro. O objetivo é fomentar o consumo de pescado em todo Brasil, contribuindo para uma sociedade com hábitos alimentares mais saudáveis.

Para isso, o ministério conta com a mobilização do setor e o apoio de feiras, bares, hotéis, restaurantes e entidades, como a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Sob o tema “Peixe é saboroso, saudável e sustentável”, a campanha tende a estimular o consumo através da promoção de descontos aos consumidores, além de ampla divulgação do evento por parte das entidades, da própria sociedade e também da mídia.

O material da campanha com o logotipo oficial e arte dos cartazes para quem quiser reproduzir encontra-se disponível no site do MAPA. Na mesma página encontra-se também um Livro de Receitas da XIII Semana do Peixe, com dicas para escolher um peixe de qualidade na hora da compra, cuidados com o armazenamento, e receitas deliciosas, como esta que você vai encontrar no final da matéria.

Segundo a organização, está previsto um decréscimo de 24% nos preços do pescado e um aumento de 25% no consumo, fazendo do período a terceira data mais importante para a venda de peixes, atrás apenas da Semana Santa e Natal.

Algumas entidades, como o Instituto de Pesca de São Paulo irão dedicar atividades especiais para essa quinzena, através da realização de ciclos de palestras, oficinas, visitas guiadas ao aquário de santos, entre outras. A programação completa destas atividades você encontra aqui.

A AQUACULTURE BRASIL também apoia a semana do Peixe e é parceira dessa ideia.

Receita Moqueca Capixaba

Rendimento: 3,2kg.
Nível de dificuldade: baixo.
Ingredientes:
• Postas de dourado (13 postas pequenas);
• Alho (16 dentes grandes);
• Tomate em cubos e em rodelas (8 tomates médios);
• Cebola fatiada (5 cebolas);
• Cebolinha picada (1/2 maço);
• Coentro picado (1/2 maço);
• Colorau (1 colher de chá);
• Sal (2 colheres de sopa);
• Limão (1 unidade grande);
• Azeite de oliva (1 colher de sopa).

Modo de preparo:
1. Temperar o peixe com o suco de limão.
2. Em uma panela de barro, aquecer o azeite, acrescentar o alho e refogar, mexendo por 4 minutos.
3. Adicionar o sal e o colorau e mexer.
4. Faça uma cama: forre o fundo da panela de barro com um pouco de cebola picada em cubos, tomate picado em cubos e coentro picado.
5. Coloque as postas de peixe por cima dos temperos, uma ao lado da outra.
6. Em seguida, acrescente o restante da cebola, do tomate em rodelas e do coentro picado, finalizando com a cebolinha. Adicionar 250ml de água, tampar a panela e cozinhar por 3 minutos.
7. O cozimento deve ser feito em fogo baixo por uns 15 minutos após a fervura.