Principal Notícias Cultivo de Peixes Entenda a venda da AQUABEL

Entenda a venda da AQUABEL

Entenda a venda da AQUABEL
0

Devido à grande repercussão e conflitos de informações, o Eng. Agrônomo Ricardo Neukirchner, proprietário da AQUABEL, apresentou os termos de venda de sua empresa para a norueguesa AquaGen, numa reunião de Diretoria da Associação Brasileira de Piscicultura – PeixeBR, realizada em 10 de maio de 2016.

A AQUABEL possui seis unidades no Brasil (PR, SP, MS, GO, CE e PE) além de uma unidade na Angola. Uma nova unidade será inaugurada no Paraguai. No plano de expansão internacional da empresa também estão sendo planejadas unidades na Colômbia e no Peru. Inaugurada em Rolândia (PR) há 22 anos (1994), a empresa lidera o segmento de reprodução e melhoramento genético de tilápia no Brasil.

Em 2015, 85 milhões de alevinos de tilápia foram comercializados pela empresa. A empresa também comercializa 800 mil juvenis/mês, todos vacinados. Fazendo-se uma rápida conta, a AQUABEL é responsável diretamente, através de seus alevinos, por 20-25% da tilapicultura nacional.

A AquaGen é uma multinacional norueguesa ligada ao grupo alemão EW Group. Este grupo detém 53% do mercado mundial de formas jovens de frangos, 40% do mercado de salmão e 60% do mercado mundial de perus.

O próximo passo do grupo alemão é liderar o mercado mundial de genética e alevinos e juvenis de tilápia. Neste sentido, o país escolhido foi o Brasil e a empresa escolhida foi a AQUABEL. Para tanto, a AquaGen adquiriu o controle majoritário da piscicultura AQUABEL, com a aquisição de 75% da empresa. Segundo o presidente da AquaGen, Odd Magne Rodseth, os tilapicultores brasileiros terão acesso a mais de 40 anos de pesquisa e experiência baseada nos conhecimentos adquiridos na salmonicultura, um trabalho que tornou a AquaGen uma empresa líder mundial na genética de salmões.

Outra boa notícia, para quem conhece a seriedade e o profissionalismo com que Ricardo conduz a AQUABEL, é que ele continuará à frente dos negócios da empresa juntamente com os profissionais da AquaGen. Todo o material genético de tilápia que a AquaGen comercializar no mundo levará o nome da AQUABEL.

A multinacional norueguesa investirá pesado em infraestrutura de produção, logística de distribuição de alevinos e controle em biossegurança. Entre os principais investimentos está a construção no Brasil de um Núcleo de Melhoramento Genético com a mais avançada tecnologia disponível no mercado mundial, visando desenvolver e melhorar a genética da tilápia. Três regiões estão sendo estudadas para a implantação deste núcleo, que tem a necessidade de se instalar em um local isolado, por questões sanitárias e de biosseguridade.

A AquaGen Salmão do Chile ajudará bastante na estruturação da “nova AQUABEL”. Três geneticistas internacionais serão contratados para coordenar o programa genético. Segundo Ricardo, em conversa informal com um destes profissionais, um deles chegou a dizer que, talvez em 10 anos, possamos ter uma tilápia com rendimento de filés de 40%.

O objetivo da aquisição da AQUABEL pela AquaGen é tornar a empresa referência em genética e distribuição de alevinos de tilápia no mundo, assim como as outras empresas dos EW-Group são em suas áreas de atuação. De 2-4 anos, a produção de alevinos de tilápia da AQUABEL irá triplicar, podendo chegar a 300 milhões/ano.