Principal Notícias Inovação Afinal, o que é “Aquaponia”?

Afinal, o que é “Aquaponia”?

Afinal, o que é “Aquaponia”?
0

O tema Aquaponia é tão atual que a AQUACULTURE BRASIL tem uma coluna exclusiva para tratar do assunto: “Green Technologies”, assinada pelo zootecnista e doutor em ciências Maurício Emerenciano.

Além disso, comprovando a tendência em abordar com maior profundidade este modelo de cultivo integrado, a aquaponia ganhou sua primeira capa de uma revista nacional brasileira no ano passado, quando a Panorama da Aquicultura (edição n° 147, Jan/Fev-2015) divulgou um artigo sobre a aquaponia, assinado por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

O fato é que muitos ainda confundem aquaponia com hidroponia e tantos outros ainda não sabem ao certo do que se trata. Então, vamos lá!

Segundo a EMBRAPA, a palavra “aquaponia” é derivada da combinação entre “aquicultura” (produção de organismos aquáticos) e “hidroponia” (produção de plantas sem solo) e refere-se à integração entre a criação de organismos aquáticos, principalmente peixes, e o cultivo de vegetais hidropônicos. Falando na EMBRAPA, recentemente a empresa lançou um manual técnico denominado “Produção Integrada de Peixes e Vegetais em Aquaponia”, de autoria de Paulo C. F. Carneiro e colaboradores. Vale a pena o download.

Aquaponia é derivada da combinação entre Aquicultura e Hidroponia

Por incrível que pareça, a aquaponia não é nada recente. Embora ainda não fosse conhecida por este nome, os Astecas já cultivavam peixes e hortaliças, dentro da lógica do sistema. Estamos falando de 1.000 a.C. Os Astecas utilizavam lagos com peixes como meio de cultivo para produzir plantas terrestres acondicionadas em jangadas flutuantes.

Uma das vantagens da aquaponia é que você pode desenvolvê-la em sua própria casa: é a chamada “backyard aquaponics” ou aquaponia de quintal. Produzir o próprio peixe, seus temperos (salsa e cebolinha, por exemplo) e as hortaliças que balancearão o almoço ou a janta é mais fácil do que se imagina.

Backyard aquaponics ou aquaponia de quintal

Recentemente, entre os dias 21 e 25 de fevereiro de 2016, foi organizado na Eslovênia um encontro de aquaponia, promovido pela Cooperação Europeia de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com pesquisadores da Europa e de todo mundo, com participação do Dr. Emerenciano (UDESC/Laguna), que representou a América Latina no evento. Em breve, apresentaremos os principais resultados discutidos no encontro.